09/01 – Primeiro Café Empresarial de 2018 aborda economia brasileira

foto.jpg

Na manhã da última terça-feira (09), aconteceu o primeiro Café Empresarial do ano na sede da CDL Niterói. O tema escolhido para ser apresentado e debatido entre os participantes foi o atual cenário e as perspectivas da economia brasileira. “Como empreendedores, é fundamental que estejamos atentos ao desempenho da economia para que não coloquemos nossos negócios em risco”, ressaltou o presidente da entidade, Luiz Vieira.

Antes da palestra, o presidente destacou a atuação fundamental das CDLs no Estado do Rio de Janeiro em prol do desenvolvimento do setor e da sociedade. “No Brasil, o movimento lojista conta com 10 milhões de associados e, juntos, podemos mudar muitas coisas. Precisamos de mais representatividade para que possamos defender os nossos interesses”, afirmou.

Para apresentar o tema “O panorama dos investimentos no Brasil para 2018”, a CDL Niterói convidou o administrador de empresas José Vidal, que tem mais de 30 anos de experiências nas áreas de finanças e administração de grandes empresas. “As reformas fiscal, política e da previdência desestabilizam, de um modo em geral, a economia e diminuem a confiança do investidor”, afirmou no início da palestra.
José Vidal ainda explicou as variações no indicador de confiança do consumidor diante da crise econômica. “Ao verem o desemprego bater na porta, as pessoas reduziram significativamente os seus gatos, desacelerando a roda da economia. Hoje, após a injeção de capital por parte do governo, como a liberação do FGTS, as pessoas estão mais confiantes em comprar no crédito”.

O Café Empresarial ainda abriu espaço para os parceiros da CDL Niterói (Unimed Leste Fluminense e Faculdade Anhanguera) apresentarem as vantagens oferecidas aos associados em produtos e serviços.