Presidente da CDL Niterói participa de reunião na Alerj sobre PL 1364/16

CDL-na-Alerj-3.jpg

Encontro reuniu representantes da classe lojista e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Alerj

 

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói, Fabiano Gonçalves, participou, nesta semana, de uma reunião na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que discutiu a alteração da emenda nº 1 do PL 1364/2016, projeto em tramitação na Casa. O encontro reuniu representantes de diversas CDLs do Estado e da FCDL/RJ com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Edson Albertassi.

De acordo com os representantes, a aprovação da emenda burocratiza e torna o procedimento mais penoso para o consumidor, uma vez que coloca a comunicação sobre dívidas a serem incluídas no cadastro de inadimplentes para ser realizada por meio de Aviso de Recebimento (AR). O manifesto contrário foi proposto pelo presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, Marcelo Mérida, e teve total apoio das CDLs, que também consideram a alteração como prejudicial aos clientes e ao comércio.

“Fico muito orgulhoso por participar, como presidente de uma entidade que representa não apenas as 42 CDLs Estado, mas todos os empresários lojistas, dessa ação criada para mostrar aos nossos representantes políticos que a emenda, além de desfavorecer o setor comercial, prejudica diretamente o consumidor, que é quem mais precisa do crédito”, ressaltou Marcelo Mérida.

Para Fabiano Gonçalves, o comércio precisa de clientes com poder de crédito e, por este motivo, nenhuma aplicação que impeça e dificulte o processo pode ser aceita por parte das lideranças representativas e dos empresários do setor varejista. “Nossas entidades prestam um serviço de consulta de inadimplência gratuita ao consumidor, pois a intenção é crédito limpo e cadastro atualizado. Pautados nisso, não podemos permitir qualquer aplicação que prejudique o consumidor”, finalizou Fabiano.

Além dos presidentes da CDL Niterói e da FCDL/RJ, também estiveram na reunião Daniel Junior (CDL Paraíba do Sul), Rodrigo Arbach e Andre Luis Amendola (CDL Resende), Valter Ornellas e Thais Nascimento (CDL Angra dos Reis), Carlos Monjardim e Wanderlei Silva (CDL Rio de Janeiro), Isaque Almeida e André Felicio (CDL Rio Bonito), Raiane Pereira (FCDL/RJ) e Patrícia Rech (SPC Brasil).